Trazendo o mundo para casa

Como organizar um projeto cultural?
março 31, 2016
Valores Refugiados – Empoderando mulheres refugiadas
abril 1, 2016
Ver tudo

Trazendo o mundo para casa

Montagem Decor em Pauta

O contato com outras culturas é a melhor parte de qualquer viagem. Quem não gostaria de ter um pedacinho do mundo para si? É possível decorar um cômodo com referências a outras culturas. Não estou falando em deixar o ambiente temático, mas sim de dar referências, lembranças daquela viagem maravilhosa, ou ainda dar o “ar” de um local sem mesmo ter viajado para lá. Os elementos europeus, africanos ou orientais são algumas opções para ter um ambiente diferenciado e sofisticado. Uma ótima forma de garimpar esses objetos é viajando, pois se aplica uma identidade realmente sua, que faz parte de sua história. Mas também é possível encontrar peças em antiquários, feiras, bazares, brechós ou até mesmo em lojas específicas e virtuais.

Continuando a ideia de dar referências ao ambiente com sutileza, é interessante investir em ilustrações, tapetes, capas de almofadas ou esculturas. Algo funcional é sempre muito mais interessante, mas às vezes a gente se identifica com aquele objeto que está ali só para cumprir a função de enfeite. Apenas lembre-se: é importante evitar os exageros, principalmente nos ambientes em que se  passa muito tempo, o quarto, por exemplo. É possível manter uma base neutra e aplicar os traços de outras culturas nos detalhes.

Para quem quer usufruir dessa possibilidade, é importante pesquisar sobre a região, a cultura e os costumes, pois muitas vezes a origem da peça adquirida possui uma história muito interessante, e não é legal usar um item que tem um significado grande de forma considerada desrespeitosa ou inapropriada.

Hoje, apresento sugestões para você entrar em três universos bem interessantes: Síria, Marrocos e Egito.

Síria

O país encanta com obras de arte em ebanesteria, a carpintaria de móveis em madeiras nobres, e a tafileteria, atividade que utiliza couro de cabra ou de bode para confeccionar bolsas, sapatos, encadernações etc.

Os sírios são creditados pela invenção do glassblowing, e os “sopradores de vidro” em fornos de cerâmica recordam seus antepassados que inventaram a arte 3.000 anos atrás. O tubo de sopro de vidro teve alterações mínimas na Europa.

A rota da seda serviu como uma ponte entre o Oriente e o Ocidente, por meio da história e como uma forma de interação comercial, cultural, religiosa e científica. As caravanas viajavam do Extremo Oriente na Ásia até a Europa Ocidental, uma rota de 12 mil quilômetros passando pela Síria, e por isso o país possui enorme diversidade de produtos confeccionados em seda.

Montagem: Decor em Pauta

Marrocos

O artesanato no país é uma tradição e mundialmente apreciado. Desde o século 16, os destaques ficam por conta dos artefatos em couro, mas o cobre, a louça e a madeira não deixam de ser importantes para o comércio da região. A cultura tem influências de diversos outros países, como Espanha, Portugal e África do Sul.

A decoração marroquina é bastante versátil e consegue ser, ao mesmo tempo, simples e exuberante. As cidades lá são coloridas – você dificilmente encontrará cores neutras –, e as tonalidades vibrantes, como o vermelho, o azul e o laranja predominam. Os objetos mais requisitados são as lâmpadas, as cestas e os mobiliários, muitos apreciados atualmente.

Montagem: Decor em Pauta

Egito

A Cultura do Egito envolve muitas nuances, e está de acordo com cada período histórico que o país enfrentou. Já na decoração egípcia, as cores não costumam variar muito, os tons terrosos costumam predominar, e a dupla dourado e preto entra para dar o ar de sofisticação na decoração. O lado artístico e cultural dos povos egípcios estava relacionado a tradições religiosas. Por isso, afirma-se que poucas obras egípcias foram criadas como a arte pela arte, praticamente quase todas estavam interligadas a um contexto religioso e político, como a representação do faraó.

Uma característica importante e que está sempre presente na decoração egípcia são os tapetes, geralmente bem coloridos, além das almofadas e da iluminação imponente. A decoração egípcia é aconchegante e convidativa, mas a dica fica para iniciá-la investindo em pequenos detalhes, como paisagens egípcias, papiros e hieróglifos.

Montagem: Decor em Pauta

Karina Thomazella
Karina Thomazella
Karina Thomazella é formada em Design de Interiores, idealizou e produz o conteúdo do Blog Decor em Pauta, onde aborda temas ligados a decoração. Oferece consultoria de decoração express e participativa, como uma alternativa rápida e economicamente mais acessível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *