Resoluções de Ano Novo para a sua casa!

A fotografia social de Catherine Opie
fevereiro 20, 2017
Taanteatro Companhia – Artaud, le Mômo
fevereiro 21, 2017
Ver tudo

Resoluções de Ano Novo para a sua casa!

Início do ano é um período propício para refletirmos, reavaliarmos metas, conquistas e nos reorganizarmos. Portanto, por que não inserir no nosso dia a dia novos hábitos, deixar nosso ambiente com a nossa cara, e prepará-lo com carinho e aconchego? Nossa casa deve ser sempre nosso templo, é onde temos segurança, podemos descansar, ter nossos pertences, o nosso cantinho. Aqui vão algumas dicas para a sua nova etapa, com casa de cara nova!

Abra espaço

Use o critério: tudo o que não foi usado em um ano vai para o saco de lixo. Sim! Renove sua casa trazendo boas energias e retirando o acumulo de objetos. Se ficou muito tempo sem uso, é porque não é mais tão interessante para você, e ainda vai te ajudar a adquirir mais espaço. Aproveite para ordenar os documentos, guarda-roupas e armários, e livre-se de produtos vencidos ou em desuso. Vale doar ou até mesmo vender tudo aquilo que está guardado sob a promessa de que um dia você ia usar.

Faxina já!

Deixe sua casa limpa! Ainda que precise chamar uma faxineira, o investimento valerá a pena, pois uma faxina completa e detalhada é mais que bem-vinda. Aproveite para esvaziar os armários, higienizar os sofás, tapetes e cortinas. Afinal de contas, nada como dar início a um novo ano com a casa limpa.

Porto seguro

Selecione objetos que criam intimidade com o ambiente, podem ser porta-retratos, velas, livros, imagens, flores, quadros com frases inspiradoras… Qualquer coisa que tenha um significado positivo para você, e que te ajude a fortalecer suas conexões com o que te faz bem. É hora de arrumar tudo isso bem à vista!

Mais flores!

Flores na casa dão um toque de carinho e alegria ao ambiente. Faça uma delicadeza para você embelezando sua casa com arranjos de flores frescas. Vale dar uma passadinha na feira do bairro ou numa floricultura e perguntar sobre a promoção do dia. Você terá toda semana uma casa perfumada e renovada.

Visão

A primeira dica é apostar numa cor diferente. Dê um toque de cor, pode ser num cômodo, na porta, com um papel de parede, almofadas, ou apostando no envelopamento de armários; faça algo diferente para renovar o visual sem gastar muito. A segunda dica é apostar numa luz boa e suficientemente clara para leitura, podendo ser uma luminária ou abajur suave, para uma luz mais relaxante; a luz certa faz toda a diferença em qualquer cantinho, por mais simples que seja. Isso porque a iluminação está ligada ao nosso metabolismo e influencia diretamente na nossa qualidade de vida. De acordo com a teoria da cromoterapia, a luz de cor amarela ajuda a trazer sensação de conforto para os ambientes.

Olfato

Nosso olfato é um dos sentidos mais poderosos que possuímos, um simples cheiro pode nos remeter a memórias longínquas. Portanto, escolha um aroma bem especial para sua casa, pode ser em forma de spray, óleos aromatizadores de ambientes, ou mesmo tendo o hábito de ascender um incenso gostoso.

Tato

Se o seu colchão e travesseiro estão desconfortáveis, comece a se planejar para trocá-los! O mesmo vale para cortinas e lençóis: tudo que remeta a conforto deve ser reavaliado para deixar sua casa o mais confortável possível.

 

Audição

Encha sua casa com as músicas que gosta, pois a música troca a energia em um segundo. Experimente pôr uma música quando for cozinhar, ler, relaxar. Há diversas opões de playlists prontas e gratuitas em aplicativos e sites.

Mais verde!

Espaço reduzido não é motivo para deixar de plantar seu jardim! É possível desenvolver um jardim vertical, uma hortinha na sacada, na área de serviço ou até mesmo na sala. Vale apostar em diversos tipos de hortaliças, como manjericão, erva-doce, hortelã e alecrim. Além de melhorar os hábitos alimentares e entreter, mini-hortas urbanas são ótimas para decorar.

Faça aquele DIY (Do it yourself, ou “Faça você mesmo”) que está salvo no seu computador

Que tal começar a desenvolver aquele DIY salvo há tempos no seu computador? É terapêutico, você pode se surpreender com o resultado, e sua casa ficará mais ainda com a sua cara!

Receba mais em casa

Apear da rotina atribulada que vivemos, é importante reservar um tempinho para receber as pessoas queridas em casa e preparar um jantar ou happy hour especial. E não precisa ser nenhum especialista: tire aquela porcelana bonita do armário, junte com algumas dicas deixadas acima e, o principal, receba com carinho!

 

Lembre-se: toda mudança começa em você!

 

Abraço

Karina Thomazella
Karina Thomazella
Karina Thomazella é formada em Design de Interiores, idealizou e produz o conteúdo do Blog Decor em Pauta, onde aborda temas ligados a decoração. Oferece consultoria de decoração express e participativa, como uma alternativa rápida e economicamente mais acessível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *