Como redecorar a sua casa gastando pouco
maio 13, 2016
Artistas que você TEM que conhecer: Maria Martins
maio 27, 2016
Ver tudo

Quem é Elena Ferrante?

Quem é Elena Ferrante? Essa é uma pergunta que passa muitas vezes pela cabeça de quem leu o livro “A amiga genial” e esperou ansiosamente pelo segundo volume, “A história de um novo sobrenome”. Sabemos de Elena apenas que é italiana e que escreve muitíssimo bem, afinal, esse nome é um pseudônimo de uma escritora tão habilidosa que não quer misturar e influenciar sua obra com a imagem pública de uma escritora conhecida.

À parte as curiosidades em torno da identidade, o que cativa mesmo em seus livros é a história que é contada e a forma como é escrita. A tetralogia narra a amizade de Lila e Lenu desde a infância e se passa em Nápoles, no pós-segunda guerra – a cidade, aliás, é quase um personagem também. A trama não se restringe apenas às duas meninas, mas há muitos personagens que funcionam muito bem dentro da história. Com muitas frases secas e observações perspicazes sobre uma sociedade violenta e machista, vai se tecendo uma história cheia de detalhes e mudanças constantes.

download (1)

O primeiro livro, “A amiga genial”, lançado no Brasil pela editora Globo, é narrado sob a perspectiva de Lenu, e conta como as meninas se tornaram amigas e de todo o fascínio e quase domínio que a amiga exerce na narradora. Lila é uma menina super inteligente, de personalidade extremamente forte e que sonha em poder estudar, escrever livros e sair do bairro pobre e violento em que vive na cidade de Nápoles; enquanto Lenu é uma garota esforçada, que admira não só a inteligência, mas principalmente a força natural com que Lila vai enfrentando a vida. É a luta de duas meninas que tentam lutar contra a violência doméstica, presente em quase todos os lares do bairro no qual vivem, lutar para poderem estudar tanto quanto os meninos da cidade, lutar por poder ser alguém sem precisar depender de um homem. O que mais deixa curiosidade nesse primeiro volume é que não conseguimos saber quais são as intenções de Lila, pois ela sempre age de formas inesperadas e pouco compreensivas.

Já em “A história do novo sobrenome”, as protagonistas começam a tomar caminhos distintos e na maioria das vezes não por escolha própria e consciente, porém é possível vislumbrar um pouco dos pensamentos de Lila. Há os conflitos dos moradores do bairro, dos jovens que começam a conhecer os limites além do bairro. O conflito de Lila, que vai abrindo mão dos seus sonhos e ao mesmo tempo se esforçando para que Lenu consiga seguir seu próprio caminho. Nesse volume, a violência contra a mulher é muito visceral, pois mostra a mulher que deixa de ser propriedade do pai e passa a ser do marido.

cover-4-e1459705914180

“Durante o resto da vida lhe sacrificaria todas as suas qualidades, e ele nem sequer se daria conta do sacrifício, teria em torno de si a riqueza de sentimentos, da inteligência e de fantasia que a caracterizava sem saber o que fazer com isso, simplesmente a esgotaria.”

Quem é Elena Ferrante? É a escritora responsável por uma obra completa, que nos aproxima de personagens cativantes de um lugar tão distante, que em muitas linhas ácidas da trama não nos deixa esquecer da luta das mulheres na busca do controle da própria vida. A história basta por si só, sem ser necessário dar um rosto a quem escreve.

Os outros dois volumes devem chegar ao Brasil no final deste ano/começo do próximo.

 

Juliana Lacerda
Juliana Lacerda
Estudante da área de tecnologia, superando a crise dos 30 e sempre correndo atrás dos sonhos. Apaixonada por livros, músicas, filmes, viagens e sensações. Acho que a vida vale muito mais a pena quando conseguimos seguir todas as direções que nosso coração aponta. É editora do site www.sembussola.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *