O Empoderamento Feminino através da fotografia – Monique Kelly Cunha

CRUA – Pamela Prado
março 7, 2017
A mulher e o contrato social
março 10, 2017
Ver tudo

O Empoderamento Feminino através da fotografia – Monique Kelly Cunha

Sou pós-graduada em Ensino de Artes Visuais, com graduação em Filosofia. Além do trabalho como educadora, trabalho também com fotografia e ilustração.

A fotografia faz parte da minha vida já tem um bom tempo, mas há quatro anos fiz meu primeiro trabalho com a fotografia boudoir e feminista, foi um trabalho lindo, singelo e empoderado. Desde criança sempre gostei de desenhar, já fiz desenhos de retratos, croquis de moda, paisagens…mas há alguns anos fui para a ilustração, exaltando o lado feminino e as conectando com o mundo.

O EMPODERAMENTO FEMININO ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA

A fotografia desde a sua criação se tornou indispensável para as pessoas, fazendo parte da estrutura que move a sociedade, ditando padrões, evidenciando fatos, documentando a história, possibilitando o contato com diferentes culturas e proporcionando a possibilidade da busca pela própria identidade.

É através do registro fotográfico que proporcionamos uma comunicação, revelando milhares de possibilidades de interpretação e até mesmo a reconstrução a respeito de si e do outro.

Nos dias atuais vemos um resgate de referências estéticas positiva, onde a mulher busca a sua identidade e essência feminina, com a aceitação de sua imagem.

Através da fotografia é possível conectar a mulher com a sua natureza mais intima, revelando, de modo peculiar, o empoderamento feminino. São mulheres em corpos livres, exaltando suas belezas, diversidades e sensibilidades. São as mulheres de alma, que se entregam, se amam e amam.

Características reais em tempos de lutas, vemos a mulher desempenhando e se destacando na fotografia, sendo ela fotografando ou sendo fotografada. Através de conceitos feministas e a busca pelo empoderamento feminino, vemos o despertar consciente da mulher real frente ao mundo.

Como educadora, observo a importância da figura feminina na fotografia, promovendo mudanças, motivando questionamentos, reflexões, diálogos e inspirando tantas outras mulheres. Através da fotografia, estamos vendo um resgate da militância feminista que saem às ruas e mostram a realidade através da fotografia, uma linguagem se fazendo cada vez mais presente, com um enredo intimista e narrativo a mulher se faz criadora de sua imagem.

Link: https://janelaparacriatividade.wordpress.com/                  Twitter

Fotografia: Monique Kelly

Fotografia: Monique Kelly

Foto: Monique Kelly

 

Ilustração: Monique Kelly

Priscilla Leal
Priscilla Leal
Sou atriz, advogada e gestora cultural. Reuni as três atividades neste espaço virtual, para criar um lugar de divulgação e compartilhamento de trabalho das mulheres artistas. Acredito na importância deste espaço para destacar essas mulheres e sua relação com a arte. Também acredito na profissionalização da(o) artista e da(o) produtor(a) cultural, por isso convidei mulheres de diversas áreas para escreverem para nós. Idealizei e executei o seminário “Mulheres Artistas na Ditadura”, na Caixa Cultural São Paulo, em 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *