Método SWOT – a chave para o autoconhecimento e uma estratégia para colocar seus projetos em ação

8 dicas para fazer orçamento no projeto cultural
julho 27, 2016
As mulheres nas olimpíadas modernas
julho 29, 2016
Ver tudo

Método SWOT – a chave para o autoconhecimento e uma estratégia para colocar seus projetos em ação

Pretty young woman with sketched strong and muscled arms

 

Quando vamos criar um projeto, seja ele profissional ou pessoal, analisamos geralmente qual será o custo, qual a ideia, quem vamos chamar para fazer parte, em quais editais podemos inscrevê-lo etc.

Lógico que outros pontos também são levados em consideração, dependendo do projeto, mas os pontos principais precisam ser analisados de forma estratégica, para que possamos ter uma visão interna e externa.

Essa visão interna e externa está ligada aos pontos fortes, aos pontos fracos, às oportunidades e às ameaças do cenário atual. Esse conhecimento é fundamental para que você identifique as etapas que a distanciam de seu projeto/objetivo, além de ter estrutura para prever e lidar com os obstáculos de maneira muito mais assertiva.

Apresento a vocês o método SWOT, criada nos anos 1960 por Kenneth Andrews e Roland Christensen para auxiliar e aprimorar o planejamento estratégico empresarial.

SWOT é uma sigla que significa Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameças/Desafios).

No coaching, essa ferramenta foi adaptada para que seja possível fazer a análise tanto com foco profissional/empresarial como com foco pessoal.

O método SWOT com foco pessoal funciona da seguinte forma:

FATORES INTERNOS

Quais são os seus pontos fortes? O que você reconhece como uma força em sua personalidade e em suas ações? Que tipo de feedbacks positivos e elogios você geralmente recebe?

Quais são seus pontos fracos? O que você reconhece em sua personalidade e em suas ações que pode ser aprimorado? Que tipo de feedbacks negativos ou críticas você geralmente recebe?

FATORES EXTERNOS

Quais são as oportunidades que se apresentam no cenário atual (pessoas, lugares, contatos, editais, networking, enfim, tudo aquilo que pode lhe ajudar em seu objetivo)?

Quais são as ameaças, os desafios a serem superados entre as etapas de construção de seu objetivo?

Para o desenvolvimento de projetos culturais de qualquer segmento, devemos nos atentar a essas fatores, entender em que podemos nos aprimorar, o que devemos usar a nosso favor, como podemos criar soluções e usar nossa criatividade para superar os obstáculos e transformar em vantagem as dificuldades de nossa jornada.

No Canal do Coaching, fiz um vídeo ensinando o passo a passo do SWOT:

Depois me conte como foi para você realizar o SWOT, quais foram os resultados, se houve dificuldades ou não na hora de executar as ações.

Qualquer dúvida, fale comigo – canaldocoaching@gmail.com.

Vamos juntas! 🙂

 

Adriana Cubas
Adriana Cubas
Coach profissional formada pela Academia Brasileira de Coaching (Abracoaching) e certificação internacional pelo Behavioral Coaching Institute (BCI). Formação em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi com extensão em Gestão de Pessoas pela FGV. Consultora de educação corporativa, com atuação no desenvolvimento de trilhas, estratégia educacional, soluções de aprendizagem e treinamentos para grandes empresas. Criadora e produtora do Canal do Coaching no YouTube. Colunista e colaboradora dos projetos Mural do Coach, Las Abuelitas (Mulheres Artistas) e Blog Tiago e Gabi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *