FOCO – Saiba definir prioridades e aumente sua produtividade

A violência nossa de cada dia
janeiro 10, 2017
Vivy Macchado – Tatuagem é estilo de vida
janeiro 31, 2017
Ver tudo

FOCO – Saiba definir prioridades e aumente sua produtividade

Nós artistas (falo nós porque sou uma coach com alma de artista) temos uma característica que é maravilhosa e trágica ao mesmo tempo.

street-1026246_1920

Vamos a parte maravilhosa, nós nos interessamos por diversas coisas ao mesmo tempo, nossa criatividade nos permite explorar novas artes, leituras, imagens, e tudo isso resulta em várias idéias para novos projetos, parcerias, colaborações.

Agora a parte trágica…nós nos interessamos por diversas coisas ao mesmo tempo. Sim, eu sei que é confuso, como uma coisa super positiva pode ser ao mesmo tempo algo super negativo?

Quando nos interessamos por diversas coisas ao mesmo tempo, esquecemos de determinar algo muito importante para o sucesso de qualquer projeto, seja ele artístico ou não – FOCO!

Determinar o foco de um trabalho ou de um projeto é essencial para conseguirmos montar o planejamento, construir as etapas de execução e administrarmos nosso tempo. Quando não temos foco não conseguimos nos dedicar 100% a nada do que estamos fazendo.

Para isso é necessário tomar algumas atitudes para definirmos o foco e direcionar nossa energia em sua realização:

black-eyed-susan-856460_1920

1.       Defina o que você quer fazer: Precisamos ter em mente o que queremos fazer em primeiro lugar. Parece bem obvio e na verdade não é, definir o que queremos fazer não é tão simples quando temos uma gama de possibilidades e ideias. Por onde você quer começar? Qual projeto é prioridade? O que é possível?

2.       Determine blocos de tempo: O foco acontece quando colocamos nossa energia no trabalho que estamos produzindo. Quando nos deixamos nos levar por várias distrações e interrupções durante o dia, terminamos com aquela sensação horrível de não ter feito nada.

Para isso não acontecer, determine quantas hora por dia você vai se dedicar exclusivamente e inteiramente ao seu projeto. Se for 2 horas por dia, dedique-se 100% nessas duas horas, se for 3 horas, 4 horas, 30 minutos, enfim, nesse período deixe de lado redes sociais, evite atender celular – limite apenas ligações importantes, e-mails – reserve um tempo do dia para responder – e tudo aquilo que possa lhe tirar o foco. Clique aqui para saber mais técnicas de administração do tempo e foco.

3.       Crie um ambiente produtivo: Seu espaço de trabalho também influencia sua produtividade, portanto quanto mais organizado e limpo seu espaço estiver, menos distração você terá. Deixe em sua mesa de trabalho apenas o necessário para focar em sua produção.

Essas atitudes iram te ajudar a fortalecer seu FOCO e trará mais produtividades e menos stress em sua vida.

Quero indicar uma leitura muito interessante, o livro “Foco – A atenção e seu papel fundamental para o sucesso”, do autor Daniel Goleman. Esse livro traz muitos insights e aprendizados sobre como direcionamos nossa atenção e foco em nosso dia a dia.

FOCO + AÇÃO + DEDICAÇÃO = SUCESSO!

foto_3

Adriana Cubas é Coach profissional, formada pela ABRACOACHING e pelo Behavioral Coaching Institute (BCI), atriz e consultora em treinamento e desenvolvimento, criadora de conteúdo e apresentadora do Canal do Coaching no Youtube. Apaixonada por pessoas, suas histórias e sonhos, tem como missão ajudar e fazer parte do desenvolvimento de pessoas nas suas conquistas por uma vida com mais propósito e realizações.

Priscilla Leal
Priscilla Leal
Sou atriz, advogada e gestora cultural. Reuni as três atividades neste espaço virtual, para criar um lugar de divulgação e compartilhamento de trabalho das mulheres artistas. Acredito na importância deste espaço para destacar essas mulheres e sua relação com a arte. Também acredito na profissionalização da(o) artista e da(o) produtor(a) cultural, por isso convidei mulheres de diversas áreas para escreverem para nós. Idealizei e executei o seminário “Mulheres Artistas na Ditadura”, na Caixa Cultural São Paulo, em 2014.

2 Comments

  1. maria aparecida leal disse:

    Excelente artigo!
    Parabéns pela divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *