Dicas para deixar sua casa mais harmoniosa

Comparando os filmes Wanda e Alice
novembro 8, 2016
Diferentes, mas juntas, e mais fortes!
novembro 8, 2016
Ver tudo

Dicas para deixar sua casa mais harmoniosa

Nossa casa é um lugar muito importante, pois é onde nos sentimos acomodados e seguros. Muitas pessoas dizem que “não existe nada como a nossa casa”, mas pode acontecer de você não se sentir bem em casa. Nesse caso, não é de todo complicado, nem inatingível fazer algumas mudanças para sentir-se melhor no seu “cantinho”. O que é necessário para que uma pessoa possa sentir melhor na sua própria casa? Decidi compartilhar com vocês algumas ideias que auxiliam e ajudam a criar um ambiente harmonioso em sua casa. Considere as nossas dicas e sinta-se livre para acrescentar quantas quiser nos comentários.

Desapegue-se!

A primeira dica é eliminar o excesso. Sim, tudo começa com o desapego dos objetos e das coisas que já não servem mais, portanto, separe tudo o que já não faz mais sentido e, a qualquer dúvida que tenha, questione-se: “realmente preciso manter isso dentro de casa?”. Depois, coloque os objetos num anúncio de venda, monte um bazar ou faça doação para uma instituição de caridade.

os-delirios-de-consumo-de-becky-bloom

Organize

Após a triagem, comece a organizar seus objetos. Os nichos, cestos, caixas e suportes ajudam muito nesse processo de organização. Para deixar o cantinho mais harmonioso, se optar por cestos, por exemplo, procure manter um padrão de cores e formatos. Outra forma de organizar e encontrar tudo que arrumou é identificá-los com etiquetas.

basket of towels on wooden

Mantenha-a limpa

Para se sentir bem na sua casa, é importante que a mesma se encontre arrumada e limpa. Cada coisa deve ter seu lugar e limpar com frequência. Claro que isso não se trata de tornar-se uma pessoa obsessiva por limpeza. Apenas devemos manter em bom estado o interior de nossa casa, pois isso nos ajudará a sentirmos muito mais cômodos e alegres. Comece a criar alguns hábitos na sua rotina diária, como lavar louça assim que usa, guardar as compras logo que chega, colocar para lavar na máquina as roupas do cesto de roupas sujas. Não acumule trabalho e procure se organizar com esses pequenos hábitos regulares, pois só eles já te ajudarão a manter a sua casa limpa e organizada. Deixe para fazer a limpeza profunda a cada 10-15 dias.

como-manter-a-casa-limpa-trabalhando-fora-11

Use e abuse de plantas

Não duvide do poder de uma plantinha de alegrar um ambiente, elas realmente são enormes aliadas! Existe uma grande variedade de plantas que trazem harmonia, e, por consequência, o lar se torna mais leve de se viver.

É importante levar em consideração alguns critérios de compatibilidade de ambiente, ou seja, se a planta é para ambientes externos ou internos, e também os seus cuidados quanto a rega, manuseio e solo. Além disso, é preciso saber se a planta apresenta algum tipo de toxidade, principalmente se ficar próxima de crianças e animais domésticos, e mesmo as não tóxicas às vezes podem machucar (espinho, pontas etc). Outra dica muito importante é selecionar o tipo da planta conforme a sua disponibilidade para cuidá-la, ou seja, se você é descuidado, não pegue a plantinha que precisa de rega diária, talvez algumas suculentas, que precisam de rega uma vez por semana no verão, sejam mais a sua cara.

Também não precisa colocar uma planta em cada canto do cômodo, ter um pequeno vaso, já pode fazer toda a diferença no ambiente. A planta natural é sempre melhor, mas existem réplicas feitas de materiais alternativos, que contam com a beleza e a delicadeza que também ajudam a nos transportar para o ambiente natural. O importante é como você se sente com relação ao que está vendo.

c3e8e1fd786236a99e80e6e4596059c0

Espalhe aromas que remetem ao bem-estar

Entrar em uma casa perfumada é sempre muito agradável. Hoje em dia, o mercado disponibiliza muitos produtos que ajudam a aromatizar sua casa. Além do popular incenso, atualmente temos uma variedade de difusores a velas ou elétricos, varetas, velas aromáticas, esferas cerâmica, bolas de madeiras, sachês e águas perfumadas. Alguns aromas são mais específicos para um determinado ambiente. Sugere-se, por exemplo, para trazer serenidade ao quarto, aromas como lavanda, gerânio, cedro ou patchuli. Já na sala, aromas como tangerina, lemongrass, lima ou grapefruit remetem à sensação restauradora e relaxante. No banheiro, para evocar uma atmosfera de limpeza, se utiliza muito aromas de ervas e revigorantes, como eucalipto, hortelã e maracujá. Na cozinha também, porém são mais valorizados os cítricos, como laranja, manjericão e hortelã.

aromas-em-casa

Separe objetos por cor

A organização por cores pode trazer um impacto grande no ambiente, por mais simples que pareça. É muito usual esse modelo de organização em closets e sapateiras, mas ele pode ser útil também na cozinha, ordenando os temperos e alimentos pelas suas cores. No escritório, é possível separar uma pasta verde para as contas pagas, uma amarela para as que precisam ser analisadas e uma vermelha para as que precisam de urgência. Quem tem muitos livros também pode acomodá-los na estante pelas cores da lombada, o efeito fica muito bonito. As cores bem aplicadas dão a sensação de organização e trazem mais harmonia para o ambiente.

02652-organizac3a7ao-estante-cores-livros2b2

Ponha objetos bonitos em evidência

Se você possui louças e taças bonitas, por que não deixá-las em evidência? Assim você dá cara nova à sua cozinha e ainda consegue utilizar mais o que ficar à mostra. Lembre-se de que a ideia é deixar as louças harmoniosas, então, como na dica acima, prefira alinhar suas cores e nuances, bem como suas proporções. E nada e deixar à vista panela velha ou copo de requeijão!

154107618468566883_v6aisjv9_c

Crie pontos focais

Criar um ou mais pontos focais ajuda a equilibrar o ambiente. O quadro é um ótimo exemplo de ponto focal. Se o espaço é muito grande, complemente com um quadro à altura, e veja o efeito. Outra dica de ponto focal é utilizar papel de parede ou pintar de uma cor diferente o seu hall de entrada ou uma única parede. Uma cortina colorida pode trazer outra cara para a sua janela ou sacada. Os painéis de fotografias e espelhos também podem auxiliar nesse trabalho, o importante é apenas se atentar para que os elementos não briguem uns com os outros, pois o objetivo é deixar o ambiente mais harmonioso como um todo.

download

Abuse da sua imaginação e deixe sua casa ainda mais harmoniosa!

Karina Thomazella
Karina Thomazella
Karina Thomazella é formada em Design de Interiores, idealizou e produz o conteúdo do Blog Decor em Pauta, onde aborda temas ligados a decoração. Oferece consultoria de decoração express e participativa, como uma alternativa rápida e economicamente mais acessível.

3 Comments

  1. Maria da Glória Leal disse:

    Adorei as dicas. Vou tentar por em prática.😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *