Denise Stoklos, inventora de emoções

Artistas que você TEM que conhecer: Maria Martins
maio 27, 2016
Divulgue seu trabalho – Gi Vincenzi – musicista
junho 1, 2016
Ver tudo

foto: Thais Stoklos

Galileu Galilei inventou o pêndulo, o termômetro de água e o telescópio; Graham Bell inventou o telefone; Jack Kilby inventou o microchip e Denise Stoklos inventou o teatro essencial – uma invenção capaz de abrigar todas as invenções, inclusive as que estão por vir.

Artista multifacetária capaz de criar num espaço, com suas habilidades, o que ela desejar. Senhora de suas técnicas e talentos, ela surge no palco para contar uma história, e para isso ela reúne várias outras. Abusa da imaginação, constrói no espaço cidades, vilarejos ou até mesmo o que estiver sufocado no cantinho mais escondido do coração de quem a assiste.

Assim é Denise Stoklos, uma mulher nascida em Irati, interior do Paraná, que se especializou em mímica em Londres, em meados dos anos 1970, e a partir dai seu talento se expandiu mundo a fora. Ela é capaz de escrever seus próprios espetáculos na língua que desejar, pois através de sua atuação é que surge um ideograma todo particular: constrói castelos e sertões com pequenos gestos, com as pontas dos dedos, com os olhos, com os movimentos de seu corpo, com as emoções que escorrem pelos seus poros e conduzem a plateia ao aconchego de sua arte.

São pequenos gestos, porem essenciais, que dispensam cenários, figurinos, projeções – pois ela tem o dom de transportar o espectador, com a imaginação, para os lugares que ela arquitetar.

Denise Stoklos é a artista que não existia e, para ser quem é, precisou se inventar.

A quem possa interessar: escrevi esse texto, sob o encanto de Denise Stoklos, depois de assistir ao seu espetáculo “Vozes Dissonantes”, no dia 30 de maio de 2016,  no auditório da Biblioteca Mário de Andrade. Esta apresentação faz parte do projeto Teatro na Mário: http://www.clubedomecenas.com.br/teatro-na-mario

E para quem quiser ficar por dentro da programação do teatro alternativo em São Paulo é só curtir a página Cena Urbana-SP.

Guto Mendonça – Ator, Produtor e Idealizador do projeto Cena Urbana-SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *