Memórias de uma menina artista
junho 18, 2016
Representação e cinema: outras ferramentas de análises-pós-estruturalismo e pós-colonialismos
junho 18, 2016
Ver tudo

Decorando espaços pequenos

A demanda por habitação cresceu muito nos últimos anos devido à velocidade de entrega de apartamentos pelas construtoras e imobiliárias e a facilidades de compra e venda. A área dos apartamentos sofreu redução para se ter mais unidades num mesmo andar. Mais saiba que, mesmo com metragens pequenas, é possível decorar e deixar a sua casa de acordo com as suas necessidades, mas é importantíssimo que haja o planejamento prévio de qualquer intervenção no processo de reforma.

O planejamento é o que dá corpo à ideia, portanto estabeleça suas necessidades e desejos no papel, e você terá mais facilidade em executá-lo. Vale a pena dividir seu planejamento em fases, por exemplo: decidir o momento de doar alguns pertences para criar mais espaço, investir em móveis de dupla função, ou até mesmo criar novas funções para objetos já existentes na sua casa.

Seguem algumas dicas de decoração para apartamentos pequenos e que precisam de um espaço multiuso.

Espelhos

Os espelhos são nossos queridinhos quando o assunto é pouco espaço. Além dos efeitos decorativos, permitem a continuidade dos ambientes, o que nos dá a impressão de ampliação.

espelhos

Na sala ganhamos profundidade sem comprometer a intimidade dos moradores. Portas de guarda roupas revestidas com espelhos são ótimas opções para quem quer ampliar o espaço do dormitório. Em banheiros, podem revestir paredes e portas de armários, dando a percepção de um espaço maior.

Eletrodomésticos compactos

Os eletrodomésticos e eletrônicos compactos, que possuem mais de uma função, auxiliam na composição do ambiente, o forno elétrico de embutir, televisões de LED ou LDC em vez das convencionais e mais antigas, a máquina de lavar roupas com secadora, notebooks no lugar de computadores de mesa. Apesar do custo mais alto, compensam na praticidade do dia a dia.

cozinha compacta

Móveis de marcenaria e o aproveitamento do espaço facilitam o dia a dia.

Móveis funcionais

É possível usar recipientes para organizar as coisas com mais praticidade, em vez de deixar tudo jogado pela casa. Existem móveis, como poltronas, sofás e camas, com compartimentos secretos para guardar os objetos. Atenção apenas às dimensões dos móveis, para não usar peças grandes demais. Se não encontrou os que queria, crie possibilidades de acordo com as dimensões do seu ambiente.

móveis funcionais

1- Ao lado da cama há uma pequena mesa, solução para quem precisa de uma área de trabalho. 2- Elevar uma parte do ambiente para criar mais espaço pode ser uma boa alternativa. 3- Camas invertidas ajudam aumentar espaço e deixam uma atmosfera criativa. 4- Compartimentos estratégicos para guardar objetos. 5- Móvel sob medida exerce dupla função – área de estudos e pia dupla para o casal. 6- Espaço debaixo da escada com as gavetas planejadas 7- Pequenos móveis sob medida ajudam na organização.

Divisórias

Outra dica para aumentar o espaço é a utilização das divisórias. As divisórias e divisores, principalmente os vazados, são muito úteis para a setorização de algum ambiente da sua casa. Sua estrutura ajuda a evitar obras, doa um pouco de privacidade e, além disso, dá a sensação de amplitude, levando luminosidade para todo o cômodo escolhido e favorecendo a circulação de ar – durante o período de calor, a ventilação se torna um dos elementos mais importantes na manutenção da casa. Portanto, as divisórias substituem as paredes e ainda dão charme à decoração. Veja abaixo os benefícios e o uso de alguns materiais e escolha sua favorita.

divisora

Madeira: uma das formas mais variadas que existem para dividir o ambiente. Algumas divisórias podem chegar já estilizadas e prontas para inserir no local, enquanto para outras deve-se ter em mãos um bom projeto de marcenaria para usar de acordo com a necessidade do espaço.

Cobogó: podem ser de cimento ou cerâmica. São utilizados geralmente para divisórias internas entre ambientes ou para fachadas criativas. Traz alegria e personalidade devido à variedade de cores que possui no mercado.

Metálico: os painéis metálicos são vazados em chapas de aço. Fabricados em diversas espessuras, desenhos e cores. Recomenda-se seu uso em escadas, criando um lindo painel personalizado.

Karina Thomazella
Karina Thomazella
Karina Thomazella é formada em Design de Interiores, idealizou e produz o conteúdo do Blog Decor em Pauta, onde aborda temas ligados a decoração. Oferece consultoria de decoração express e participativa, como uma alternativa rápida e economicamente mais acessível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *