Como dar cara nova à sua cozinha

A cozinha é um dos espaços mais utilizados em uma casa, por isso merece receber tratamento especial. Ela nem sempre apresenta o tamanho e a estrutura que os moradores necessitam, pode ter uma estrutura diferente, que influencia tanto na estética como na funcionalidade, e depois de um tempo ou até após uma mudança, acaba sendo necessário realizar uma reforma. A proposta deste mês é mostrar para vocês algumas mudanças que podem dar uma cara nova à sua cozinha.

O desafio de uma cozinha mais antiga é maior, mas é possível deixá-la bem original. O importante é manter os pés no chão e observar quais criações se adaptam mais à sua realidade e à da sua cozinha. e que permitam a circulação. Vamos lá!

Pintar azulejos

cozinha-01

Antigamente, o revestimento unânime era o azulejo. Ainda se usa muito, há peças bonitas, mais resistentes à umidade e fáceis de limpar, mas que estão sendo substituídas gradualmente. O mercado aponta para novas alternativas, dando outra cara aos ambientes de forma bonita e prática. Uma delas é a tinta, que deve ser utilizada de forma correta, vale dizer. Com algumas técnicas é possível dar cara nova ao seu azulejo antigo ou fazer com que ele suma totalmente. Na primeira, você pode aplicar a tinta sobre a peça, mas mantendo visíveis os relevos e sua característica de azulejo. Já na segunda, elimina de vez as imagens ou relevos originais, deixando a parede bem lisinha, com cara de alvenaria convencional. Para isso é necessário pesquisar e conhecer os produtos. Existem dois tipos de tinta, à base d’água e à base de solvente. A segunda é mais resistente, evitando o retrabalho em curto espaço de tempo. As tintas para azulejo criam um filme que protege, podem ser limpas com água e sabão neutro, sem o risco de descascar ou descolorir, desde que se evitem materiais abrasivos, como esponjas rígidas, escovas grossas e palha de aço. Se deseja aplicar tinta nas paredes da cozinha para complementar o ambiente, recomenda-se a tinta lavável, mais resistente a umidade, vapor, sujeira ou gordura.

Passo a passo para pintura que mantém o desenho do azulejo:

– Elimine qualquer vestígio de gordura e mofo, limpe as peças com sabão neutro e preencha as falhas com massa acrílica.

– Aguarde a secagem da massa por 24-48 horas, conforme as instruções do fabricante.

cozinha-02

– Prepare a tinta conforme as instruções do fabricante.

– Aplique a primeira demão e espere secar conforme as instruções do fabricante.

– Use uma lixa fina para alisar a superfície. Utilize um pano seco para eliminar o pó.

– Aplique a segunda demão e aguarde secar, também de acordo com as instruções.

– Se necessário, aplique a terceira demão, seguindo novamente as instruções do fabricante.

Passo a passo para pintura lisa (que anula a aparência do azulejo):

– Elimine qualquer vestígio de gordura e mofo, limpe as peças com sabão neutro e aguarde a secagem.

– Prepare a massa acrílica e preencha as falhas e rejuntes.

– Aguarde a secagem da massa por 24-48 horas, conforme as instruções do fabricante.

– Após esse tempo, se o espaço do rejunte contrair, aplique a massa acrílica para nivelar.

– Aguarde a secagem da massa por mais 24-48 horas, conforme as instruções do fabricante.

– Use uma lixa fina para alisar a superfície. Utilize um pano seco para eliminar o pó.

– Prepare a tinta conforme as instruções do fabricante.

– Aplique a primeira demão e espere secar conforme as instruções do fabricante.

*Atenção: As peças devem estar em boas condições, firmes nas paredes, inteiras, assim como os rejuntes, para que a solução dê o efeito desejado. Ter produtos de boa qualidade faz diferença!

Aplicar adesivos

cozinha-03Outro recurso para deixar sua cozinha com cara nova, e sem precisar daquela quebradeira, é colar os adesivos de azulejo. Não faz sujeira, a aplicação é muito rápida e, além disso, é fácil de retirar – uma vantagem para quem mora de aluguel e quer deixar a cozinha mais atraente.

Se a sua opção for pelo adesivo, seguem algumas dicas:

– Procure não cozinhar por um período de 12 horas após a aplicação do adesivo, por conta do vapor dos alimentos e da gordura, que podem comprometer a fixação do produto.

– Na hora da limpeza, exclua os produtos abrasivos, como escova, palha de aço (elas arranham a estampa do adesivo), álcool ou desengordurantes e cloro. É recomendável a limpeza com pano úmido e detergente ou sabão neutro.

– Adesivos contêm plástico, produto inflamável, por isso, mantenha-os a uma distância mínima de 10 cm do fogão e de velas.

Para aplicar o adesivo sobre o azulejo:

– Escolha o produto de acordo com o tamanho do seu azulejo, para ficar mais uniforme.

– Elimine qualquer vestígio de gordura e mofo, limpe as peças com sabão neutro e aguarde a secagem.

– Retire a película protetora do adesivo e aplique sobre a superfície desejada. Siga as instruções do fabricante.

– Para evitar a formação de bolhas na aplicação, o truque é borrifar uma solução de água e detergente na parte do adesivo com cola e também no azulejo onde você irá colá-lo.

– Retire os itens que estão na área de aplicação dos adesivos (como espelhos de interruptores), aplique-o e depois elimine as sobras com estilete.

cozinha-05

Renovar os armários

Uma alternativa para dar uma cara mais descolada para a sua cozinha é reformar os armários. Vale mudar de cor, aplicar várias cores, utilizar adesivos, papel tipo “contact” etc. Se optar por pintar veja algumas dicas:

– Inicie limpando a área, deixando-a livre de poeiras ou gorduras.

– Lixe todo o móvel até deixá-lo com a aparência fosca, dessa forma a superfície vai estar mais preparada para receber a tinta, que vai aderir com mais facilidade.

– Alguns móveis que contêm fórmica ou laminado podem acabar desgastando com o tempo. Para resolver isso, utilize massa para madeira com uma espátula para nivelar a superfície (de 1 a 3 demãos).

– Utilize a base para pintura – muitos não utilizam, mas ela age como um fundo nivelador e garante uma pintura mais uniforme.

– Na hora de pintar, escolha a tinta que mais se adequa ao produto. O esmalte sintético dá um efeito parecido com o laqueado, enquanto a tinta spray é aconselhável para móveis menores. A tinta acrílica, utilizada para pintar as paredes, pode ser com ou sem brilho, e também é muito usado para pintar móveis.

Outras ideias:

Instalar prateleiras e deixar as louças e objetos à mostra deixa a casa mais prática e descolada.

cozinha10

Dar cara nova aos eletrodomésticos

cozinha-07

Alterar os puxadores também muda e muito a cara da sua cozinha. Eles podem ser tanto discretos e elegantes como coloridos e animados.

cozinha-08

Pintar a parte interna dos armários é uma forma mais discreta de dar cara nova à sua cozinha.

cozinha-09

 

 

Karina Thomazella
Karina Thomazella
Karina Thomazella é formada em Design de Interiores, idealizou e produz o conteúdo do Blog Decor em Pauta, onde aborda temas ligados a decoração. Oferece consultoria de decoração express e participativa, como uma alternativa rápida e economicamente mais acessível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *