Como administrar seu tempo de forma estratégica

Artistas que você TEM que conhecer: Ocupação Trajetória(s) Mariana Muniz
novembro 8, 2015
Artistas que você TEM que conhecer: Carla Zaccagnini
novembro 15, 2015
Ver tudo

Você é uma das pessoas que deseja ter um dia de 30 horas, por que não consegue dar conta de tanta correria em seu dia a dia?

clock-650753_1920

Na hora de produzir um projeto você sempre deixa para última hora os detalhes mais importantes para fechar parcerias, fechar orçamento, ou entregar no prazo do edital?

Não se sinta mal, falta de tempo é um problema “crônico” da maioria das pessoas. A pergunta que não quer calar é: Será que o tempo está cada vez mais curto, ou nós é que não sabemos como administrá-lo? Todos nós temos a mesma quantidade de tempo disponível, mas por que será que uns conseguem ter tempo para tudo e você sempre termina o dia com a sensação de que não teve tempo para fazer nada?

O ponto de partida para entender como administrar nosso tempo de forma eficaz é ter consciência de como o utilizamos. Você já parou para pensar quanto tempo você dedica a coisas importantes, quanto tempo você dedica para “apagar incêndios” ou em situações totalmente circunstanciais (redes sociais, e-mails, celular)?

Muitas vezes sabotamos nosso tempo exatamente em atividades que não nos trazem nenhum resultado positivo, quando você sabota seu tempo você chega no fim do dia com a sensação de que perdeu alguma coisa, de que não fez absolutamente nada, cheio de coisas pendentes que se acumulam cada vez mais e parece que o principal culpado de tudo é o tempo. Será mesmo?

clock-359985_1920

Para começar a ter consciência do que deve administrar melhor no seu tempo, o primeiro passo é fazer um “To do List”. O que é isso? É uma forma de você fazer um planejamento diário e definir prioridades. Todos os dias, escreva uma lista pensando em todas as tarefas e atividades que você tem no dia seguinte. Após escrever, defina quais são as prioridades, ou seja, quais tarefas e atividades que não podem ficar inacabadas, que são importantes e que vão trazer resultados positivos para seu dia. Você pode anotar essa lista na agenda, no celular, tablet, o importante é que você tenha acesso a ela durante o dia.

Ao final do dia, veja se conseguiu cumprir todas prioridades. Se acaso alguma prioridade ficou pendente, faça uma auto analise e escreva ao lado o porquê você não conseguiu cumprir a tarefa. Por exemplo: não consegui cumprir tal atividade porque me estendi no almoço, fiquei navegando na internet a tarde inteira, dei prioridade para coisas que surgiram inesperadamente.

Seja muito honesta com você mesma, através da auto analise diária você vai começar a entender em quais situações você desperdiça seu tempo. Se é nas redes sociais, “apagando incêndios”, procrastinando prazos com pequenas tarefas sem vínculo com o projeto ou produção que está executando, etc.

Essa é uma técnica simples que pode ser feita todos os dias e que lhe trará muitos benefícios.

Para quem quiser saber mais sobre organização do tempo, recomendo a leitura do livro “Tríade do Tempo”, de Christian Barbosa. No site – www.triadps.com – está disponível um teste para você saber como está administrando seu tempo. Vale a pena conferir.

O tempo está literalmente em suas mãos!

Adriana Cubas

foto_3Coach profissional, formada pela ABRACOACHING e pelo Behavioral Coaching Institute (BCI), atriz e consultora em treinamento e desenvolvimento, criadora de conteúdo e apresentadora do Canal do Coaching no Youtube. Apaixonada por pessoas, suas histórias e sonhos, tem como missão ajudar e fazer parte do desenvolvimento de pessoas nas suas conquistas por uma vida com mais propósito e realizações.

Priscilla Leal
Priscilla Leal
Sou atriz, advogada e gestora cultural. Reuni as três atividades neste espaço virtual, para criar um lugar de divulgação e compartilhamento de trabalho das mulheres artistas. Acredito na importância deste espaço para destacar essas mulheres e sua relação com a arte. Também acredito na profissionalização da(o) artista e da(o) produtor(a) cultural, por isso convidei mulheres de diversas áreas para escreverem para nós. Idealizei e executei o seminário “Mulheres Artistas na Ditadura”, na Caixa Cultural São Paulo, em 2014.

2 Comments

  1. Roberto disse:

    Olá

    Muito legal seu artigo Parabéns.

    Aproveito a oportunidade para lhe convidar a acessar o meu Blog, tem muita coisa legal e também várias dicas para quem pretende empreender na internet.

    • Las Abuelitas disse:

      Oi Roberto! A Adriana traz excelentes contribuições para o Las Abuelitas. Eu também gosto muito! Ela tem um Canal no Youtube o Canal do Coaching e lá você pode ver vídeos semanais. Aqui ela também continua! Mande seu blog para nós. Beijos e te espero sempre aqui no Las Abuelitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *