As mulheres de Marcela Serrano
julho 29, 2016
Artistas que você TEM que conhecer: Camille Claudel
agosto 15, 2016
Ver tudo

capa feminismo

Duas mulheres, duas amigas, duas vidas. Diferentes vivências, diferentes histórias, mas, ao mesmo tempo, tantas similaridades. E foi justamente essa mistura que as uniu, não somente na amizade, mas também à frente desse novo projeto.

Há alguns meses ensaiando uma parceria profissional, Marianna Portela e Debora Delta só tinham a certeza de que queriam e precisavam falar sobre feminismo.  Ambas acreditam que, por mais que o movimento tenha ganhado força e muito mais visibilidade nos últimos tempos, ainda muitas dúvidas e mentiras o permeiam. Como a falsa crença de que feminismo é o contrário de machismo.

Feminismo

O feminismo floresceu para cada uma das integrantes por diferentes motivos, mas ao mesmo tempo por questões em comum a tantas mulheres: Relacionamentos abusivos, assédios, a não valorização de suas vozes e escolhas, entre tantas outras dificuldades.

O Canal Flamingas surgiu da necessidade de debater, questionar e refletir sobre as questões feministas. A ave flaminga costuma andar sempre em bando; ela é um símbolo da alma em ascensão para o encontro com a luz, simboliza a travessia da alma das trevas à iluminação. Não haveria melhor escolha para representar o feminismo, a sororidade e o empoderamento feminino.

edição toda mulher que ser mãe

O processo de criação começou pela escolha do nome, depois foi pensado o formato que queriam para o canal e além disso elas também escolheram as cores, cenário e detalhes técnicos. Ainda muita coisa está tomando forma e passando por transformações desde a estreia do canal, mas o principal que ambas querem manter é a naturalidade de um bate-papo, uma conversa de amigas, por mais sério que seja o tema abordado.

A ideia é trazer mais mulheres para debater sobre diversos temas. Uma das presenças já confirmadas é de Aline Cruz, colunista, livreira e representante da Editora Autêntica, que trará quinzenalmente dicas literárias e sugestões de autoras que fizeram e fazem a diferença.

capa toda mulher quer ser mãe

Entre os diversos temas que serão abordados estão: a origem do feminismo, direitos iguais no mercado de trabalho, relacionamentos abusivos, assédio físico e moral, cultura do estupro, representação da mulher na mídia, afazeres domésticos e a famosa “ajuda do homem”, opção pela maternidade, mulher no espaço político, padrões de beleza e por aí vai.

O objetivo do Canal Flamingas, além de abordar todas essas questões, é principalmente propagar a sororidade, a parceria e a ajuda mútua entre mulheres. Estar com outras mulheres debatendo, aprendendo, ouvindo e sendo ouvida é a mais enriquecedora das experiências para Debora e Marianna, e o que as move atualmente. As mulheres juntas podem aprender ainda mais e descontruir tantos padrões opressores.

Se inscreva e faça parte do Canal Flamingas e de todo esse movimento de empoderamento e força feminina!

Youtube: clique aqui

Facebook: https://www.facebook.com/asflamingas/

Instagram: @asflamingas

 

 

Debora Delta
Debora Delta
Sou atriz, apresentadora e escritora. Em meu blog “Muito Além Do Óbvio” para a Revista Obvious escrevo entre outros temas, sobre o papel da mulher e sua importância na sociedade. No meu canal no Youtube “Flamingas”, debatemos sobre questões feministas. Discutir sobre a representatividade das mulheres na arte é algo empoderador em diversos sentidos, acredito que a partir da história de mulheres artistas podemos resignificar o nosso lugar no mundo, por isso é um prazer poder colaborar para o Las Abuelitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *