Artistas que você tem que conhecer: Patricia Piccinini

Empreendedorismo e arte
outubro 7, 2015
Pessoas naturais (físicas) e jurídicas
outubro 14, 2015
Ver tudo

Artistas que você tem que conhecer: Patricia Piccinini

Vou trazer novamente uma artista que está em cartaz no CCBB-São Paulo: Patricia Piccinini

Patricia Piccinini nasceu em Freetown, em Serra Leoa em 1965 e mudou-se para Austrália com sua família em 1972. Estudou pintura na Faculdade Victoria de Artes de  Melbourne e, logo após finalizar sua graduação, ingressou no projeto Basement Gallery, na qual foi coordenadora durante dois anos. Desde então ganhou o prêmio Austrália Council New Media em 2001 e a residência Austrália Council em 2006, sendo convidada a expor em diversas instituições de cultura, museus e galerias.

Retirei essas informações do site “Arte Ref”.

O bacana do trabalho da Patricia é que ela usa uma linguagem realista para abordar o tema da mutação genética. Assim, sua obra traz diversas sensações para o público que se depara com criaturas desconhecidas, porém palpáveis e surpreendentemente afetuosas.

ea58262c78f8db77050b420462a0e2c6

A artista deu uma entrevista bem interessante para o site já citado “Arte Ref”:

“Fale um pouco sobre o seu trabalho (técnicas usadas, material, linguagem):

Sou interessada em descobrir o sentido de ser humana no âmbito da engenharia genética e em biotecnologia, e como essas tecnologias influenciam na maneira como nos relacionamos com o mundo. O mundo que crio existe em algum lugar entre o que conhecemos e o que está quase sobre nós (a imaginação, ou o futuro). Todavia, o que imagino não é nem um futurístico pesadelo da ruina ambiental nem o incrível progresso da ciência. Ao invés disso, foco no que poderia ser a realidade interna e sentimental dessas criaturas que podem vir a surgir, junto com as mudanças de relacionamento que surgiriam com elas. Minhas criaturas, apesar de estranhas e por vezes inquietantes, não são assustadoras. Em vez disso, é a sua vulnerabilidade que muitas vezes vem à tona. Elas pedem a olhá-las além de sua estranheza, nos convidando a aceita-las. É surpreendente como acabamos as aceitando rapidamente, fazendo-nos lembrar que talvez essa realidade não esteja tão longe do presente, como pensamos. Somos cercados por modificações genéticas escondidas em nossos alimentos e animais, sem ao menos dar conta! Meu mundo é mais repleto de perguntas do que de respostas. Eu não induzo o visitante a pensar qualquer coisa sobre engenharia genética, mas pergunto como eles se sentem frente a essas possibilidades.

Trabalho com uma variedade de materiais e linguagens, de esculturas hiper realisticas feitas de silicone e fibra de vidro, fotografia e video, bem como desenho e pintura.”

292375-family

A exposição da Patricia Piccinini estará em cartaz no espaço do Centro Cultural do Banco de Brasil, em São Paulo, de 12.10 a 04.11, das 09hrs às 21 hrs, com entrada gratuita.

E no dia 12.10 terá um encontro com a artista no teatro do CCBB:

“Dia 12/10, segunda-feira, 18h
Encontro com a artista australiana Patricia Piccinini, no qual ela discorre sobre o seu trabalho e processo criativo. Participação do curador Marcello Dantas. A senha deve ser retirada na bilheteria 1 hora antes do início do evento.”

E você conhecer mais da Patricia no site da artista.

Mande o que você achou para a gente!

Até mais!

Priscilla Leal

_MG_0162Sou atriz, advogada e gestora cultural. Reuni as três atividades neste espaço virtual, para criar um lugar de divulgação e compartilhamento de trabalho das mulheres artistas. Acredito na importância deste espaço para destacar essas mulheres e sua  relação com a arte. Também acredito na profissionalização da(o) artista e da(o)  produtor(a) cultural, por isso trago no blog informações jurídicas, que estão  envolvidas na atividade artística, além de informações de produção e gestão cultural. Idealizei e  executei o seminário “Mulheres Artistas na Ditadura”, na Caixa Cultural São Paulo, em 2014.

Priscilla Leal
Priscilla Leal
Sou atriz, advogada e gestora cultural. Reuni as três atividades neste espaço virtual, para criar um lugar de divulgação e compartilhamento de trabalho das mulheres artistas. Acredito na importância deste espaço para destacar essas mulheres e sua relação com a arte. Também acredito na profissionalização da(o) artista e da(o) produtor(a) cultural, por isso convidei mulheres de diversas áreas para escreverem para nós. Idealizei e executei o seminário “Mulheres Artistas na Ditadura”, na Caixa Cultural São Paulo, em 2014.

2 Comments

  1. Trabalho que tive o privilégio de ver quando na ocasião estava exposto no espaço cultural banco do Brasil, em Belo Horizonte. Obra de arte impressionante algo muito diferente do que chamamos de normal.o que marca profundamente pelas características de cada peça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *