Artistas que você TEM que conhecer: Ilú Oba De Min

Artistas que você TEM que conhecer: Carmen Magalhães
janeiro 31, 2016
Artistas que você TEM que conhecer: Ariane Mnouchkine
fevereiro 14, 2016
Ver tudo

Artistas que você TEM que conhecer: Ilú Oba De Min

É carnaval e aqui em São Paulo um grupo já virou tradição: Ilú Oba De Min.

Ilú Oba De Min

Ilú Oba De Min

O grupo foi criado em novembro de 2004 e tem como principal objetivo empoderar as mulheres, já que nós não somos muito vistas na bateria ou tocando o tambor.

E sim nós podemos! E o Ilú mostra isso de um jeito lindo!

A Bruna Menezes escreveu sobre o grupo para o site Afreaka:

Desde 2004 um grupo de arte e cultura negra vem se estabelecendo no meio cultural paulistano. Sob a coordenação de Beth Beli, pesquisadora de manifestações das culturas de matrizes africanas e afro-brasileiras, o Ilú Obá De Min é um coletivo de tambores e corpo de baile com a participação exclusiva de mulheres, que hoje já conta com aproximadamente cento e cinquenta participantes.

O objetivo do grupo é desenvolver atividades de empoderamento da mulher através da arte e de enfrentamento do racismo, sexismo, discriminação, preconceito e homofobia, além de preservar e divulgar a cultura negra no Brasil, mantendo diálogo cultural constante com o continente africano através dos instrumentos, dos cânticos, dos toques e da corporeidade.

Ilú Oba De Min significa “mãos femininas que tocam tambor para o rei Xangô”.

Todo ano o grupo homenageia uma mulher! Em 2016 é a vez da maravilhosa Elza Soares. O grupo sai, do centro de São Paulo, no dia 05 de fevereiro e no dia 07 de fevereiro, da sede da Cia. São Jorge de Variedades, na Barra Funda.

Neste vídeo, da Série Feminismos do Espaço Húmus, as fundadoras do grupo explicam a origem e os fundamentos do Ilú Oba De Min. O vídeo é ótimo! Por isso desta vez vou escrever pouco e deixar vocês com esse trabalho lindo!

E rola oficinas na sede do grupo!!!! O Ilú Oba também foi o idealizador da exposição “Carolina em Nós” sobre Carolina de Jesus no Museu Afro Brasil, em São Paulo.

Bora pular Carnaval?!

Até mais!!

_MG_0162Sou atriz, advogada e gestora cultural. Reuni as três atividades neste espaço virtual, para criar um lugar de divulgação e compartilhamento de trabalho das mulheres artistas. Acredito na importância deste espaço para destacar essas mulheres e sua relação com a arte. Também acredito na profissionalização da(o) artista e da(o) produtor(a) cultural, por isso trago no blog informações jurídicas, que estão envolvidas na atividade artística, além de informações de produção e gestão cultural. Idealizei e executei o seminário “Mulheres Artistas na Ditadura”, na Caixa Cultural São Paulo, em 2014.

Priscilla Leal
Priscilla Leal
Sou atriz, advogada e gestora cultural. Reuni as três atividades neste espaço virtual, para criar um lugar de divulgação e compartilhamento de trabalho das mulheres artistas. Acredito na importância deste espaço para destacar essas mulheres e sua relação com a arte. Também acredito na profissionalização da(o) artista e da(o) produtor(a) cultural, por isso convidei mulheres de diversas áreas para escreverem para nós. Idealizei e executei o seminário “Mulheres Artistas na Ditadura”, na Caixa Cultural São Paulo, em 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *