Artistas que você TEM que conhecer: e que estão no spotify

Contratos – ficou com medo do post?
setembro 2, 2015
Mulheres e Artesanato
setembro 9, 2015
Ver tudo

Artistas que você TEM que conhecer: e que estão no spotify

Jacqueline Du Pré

Jacqueline Du Pré foi uma violoncelista britânica, considerada uma das maiores interpretes de violoncelo. Infelizmente, a artista teve que abandonar a música muito nova, aos 28 anos, por conta da esclerose múltipla.

A artista aprendeu as primeiras notas com a sua mãe, uma talentosa pianista e professora de música. Iris Du Pré compunha e  ilustrava as partituras para a filha, que aos 5 anos já estudava violoncelo.

Jacqueline aprendeu com grandes mestres e se apresentou com grandes orquestras, tendo seu talento reconhecido. Usava dois violoncelos Stradivarius: o instrumento de 1673 (atualmente chamado de Stradivarius du Pré) e o de 1712, denominado Stradivarius Davidov, em alusão ao seu antigo proprietário, o grande celista russo Karl Davydov (1838 – 1889). Ambos os instrumentos foram presentes de sua avó materna Ismena Holland. Ela apresentou-se com o Stradivarius de 1673 no período de 1961 a 1964, quando ganhou o Stradivarius Davidov. De 1969 até 1970, tocou um violoncelo Francesco Goffriller e, a partir de 1970, um instrumento moderno, do luthier italiano Sérgio Peresson (1913 – 1991).

A artista morreu em Londres em 1987.

No Spotify você pode ouvir a Jacqueline. Para quem gosta de música clássica, para quem quer conhecer…fica a dica!!

Teresa Cristina

Teresa_CristinaStudio-®Washington_Possato0067

 

Teresa Cristina é uma sambista brasileira. Foi uma das figuras responsáveis pelo retorno da boêmia na Lapa carioca.

O shows da Teresa lotam! E são deliciosos. Desde 1999 se apresenta com o Grupo Semente e já fez shows fora do Brasil, como Japão, Alemanha e Rússia.

O primeiro CD foi gravado em 2002, mas ela já era um fenômeno da MPB, especialmente no samba.

Teresa ousa na sua música. Em 2010 gravou um CD com músicas do Roberto Carlos. Tem a voz mansa e como característica cantar de olhos fechados e cabeça baixa “De olhos fechados, eu ouvia a música muito melhor. As expressões do rosto da platéia não atrapalhavam meu desempenho”, explica.

A Teresa tem um site dela e também um com o Grupo Semente.

E tem Teresa no Spotfiy:

Nada como uma boa música não? Espero que curtam!

Até mais,

Priscilla Leal

_MG_0162Sou atriz, advogada e gestora cultural. Reuni as três atividades neste espaço virtual, para criar um lugar de divulgação e compartilhamento de trabalho das mulheres artistas. Acredito na importância deste espaço para destacar essas mulheres e sua  relação com a arte. Também acredito na profissionalização da(o) artista e da(o)  produtor(a) cultural, por isso trago no blog informações jurídicas, que estão  envolvidas na atividade artística, além de informações de produção e gestão cultural. Idealizei e  executei o seminário “Mulheres Artistas na Ditadura”, na Caixa Cultural São Paulo, em 2014.

 

Priscilla Leal
Priscilla Leal
Sou atriz, advogada e gestora cultural. Reuni as três atividades neste espaço virtual, para criar um lugar de divulgação e compartilhamento de trabalho das mulheres artistas. Acredito na importância deste espaço para destacar essas mulheres e sua relação com a arte. Também acredito na profissionalização da(o) artista e da(o) produtor(a) cultural, por isso convidei mulheres de diversas áreas para escreverem para nós. Idealizei e executei o seminário “Mulheres Artistas na Ditadura”, na Caixa Cultural São Paulo, em 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *