Artistas que você TEM que conhecer: e que estão no pinterest

Financiamento à cultura – Editais culturais
agosto 12, 2015
Financiamento à cultura – Crowdfunding e Apoio Cultural
agosto 19, 2015
Ver tudo

Artistas que você TEM que conhecer: e que estão no pinterest

 Käthe Kollwitz

Artista Alemã, nascida em 8 de julho de 1867. Foi uma importante desenhista, pintora, gravurista e escultora.

Tem como temas principais a classe operária, fome, guerra e pobreza. É ligada ao naturalismo e ao expressionismo. Entre 1888 e 1889 foi a Munique, onde se tornou discípula de Ludwig Herterich. Entre 1893 e 1897, dedicou-se à série “Revolta dos Tecelões” realizando, em 1898, sua primeira grande exposição. Em 1904  estudou escultura na Academia Julian, em Paris. Em 1929, foi a primeira mulher a se tornar membro da Academia de Belas Artes da Prússia.

A importância dessa artista é grande, até porque temos poucas mulheres escultoras reconhecidas. Se pensarmos em século XIX então…

Na rede social pinterest você vai encontrar imagens como estas:

A Polar Bear's Tale: Käthe Kollwitz (1867-1945)

A Polar Bear’s Tale: Käthe Kollwitz (1867-1945)

Käthe Kollwitz (1867-1945): Modre Med Barn

Käthe Kollwitz (1867-1945): Modre Med Barn

Käthe Kollwitz

Käthe Kollwitz

Francesca Woodman

As imagens da Francesca me influenciam muito. Artista norte-americana, nascida em 19 de janeiro de 1958. Dedicou-se a fotografia.

Francesca era de uma família de artistas e desde muito cedo mostrou suas habilidades com a fotografia.

A artista ficou famosa pelos seus trabalhos em preto e branco, onde utilizou da sua própria imagem ou modelos femininos. Francesca trabalhava com forte simbologia em suas composições.

Francesa Woodman suicidou-se em 1981, aos 22 anos de idade. A interrupção abrupta da sua vida gerou curiosidade sobre seu trabalho, que ficou amplamente conhecido – algo que a artista almejou em vida.

 Este texto sobre Francesca Woodman, na Revista Obvious, está bem interessante : “O suicídio da fotógrafa Francesca Woodman, segundo o filósofo Arthur Danto”.

E lá no pinterest tem bastante foto da Francesca. Separei muitos exemplos:

Francesca Woodman - Mirror

Francesca Woodman – Mirror

 

 

Francesca Woodman

Francesca Woodman

E se você conhece alguma outra artista genial como essas, indica para a gente!

Até mais!

Priscilla Leal

_MG_0162Sou atriz, advogada e gestora cultural. Reuni as três atividades neste espaço virtual, para criar um lugar de divulgação e compartilhamento de trabalho das mulheres artistas. Acredito na importância deste espaço para destacar essas mulheres e sua  relação com a arte. Também acredito na profissionalização da(o) artista e da(o)  produtor(a) cultural, por isso trago no blog informações jurídicas, que estão  envolvidas na atividade artística, além de informações de produção e gestão cultural. Idealizei e  executei o seminário “Mulheres Artistas na Ditadura”, na Caixa Cultural São Paulo, em 2014.

Priscilla Leal
Priscilla Leal
Sou atriz, advogada e gestora cultural. Reuni as três atividades neste espaço virtual, para criar um lugar de divulgação e compartilhamento de trabalho das mulheres artistas. Acredito na importância deste espaço para destacar essas mulheres e sua relação com a arte. Também acredito na profissionalização da(o) artista e da(o) produtor(a) cultural, por isso convidei mulheres de diversas áreas para escreverem para nós. Idealizei e executei o seminário “Mulheres Artistas na Ditadura”, na Caixa Cultural São Paulo, em 2014.

3 Comments

  1. Danielle disse:

    a fotografia de Francesca Woodman expressa toda essa profundidade visceral. pra variar, não sou de ir a fundo na vida dos artistas que contemplo suas obras. não tinha conhecimento de seu suicídio tão prematuro. outra fotógrafa, não sei se está no pinterest, que admiro muito é Diane Airbus. Parabéns pelo tema! Grande registo e colaboração. Bjos, Dani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *