Artistas que você TEM que conhecer: e estão no Vimeo

Financiamento à cultura – Crowdfunding e Apoio Cultural
agosto 19, 2015
Entrevista – Atriz e Diretora – Lena Roque
agosto 26, 2015
Ver tudo

Morena Nascimento

É uma bailarina brasileira. Formou-se na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)  e dançou em diversas Companhias, inclusive fez parte da Companhia de Pina Bausch, na Alemanha.

http://culturafm.cmais.com.br/comecando/morena-nascimento-apresenta-performance-sobre-teto-de-vidro

http://culturafm.cmais.com.br/comecando/morena-nascimento-apresenta-performance-sobre-teto-de-vidro

Nesta entrevista, Morena fala do seu início:

“Como se deu sua entrada no universo da dança?

Morena.  Meus pais são bailarinos. Cresci neste ambiente. Meu pai é mestre de capoeira, estudou na UFBA e em Nova York. Conheceu minha mãe quando foi professor dela, em Belo Horizonte. Depois foi chamado para dar aulas na Unicamp. Meu interesse começou aos 11 anos, quando comecei a fazer aula de jazz. Aos 17, prestei o vestibular para o curso de Dança, na própria Unicamp. A dança ainda não era uma necessidade. Sabia que adorava, mas era apenas uma atividade adolescente. Na universidade, tudo brotou. Tive uma formação sólida e mergulhei mesmo nesta história. Me identifiquei com a nova geração de intérpretes-criadores.”


O espetáculo “Clarabóia” foi muito bem recebido em São Paulo, com filas quilométricas (eu fui uma das que não conseguiu assistir). Mas…tem um teaser do espetáculo no VIMEO.

Lindo, lindo,lindo!

E tem mais sobre a Morena Nascimento neste link também:

Morena Nascimento - http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/04/bailarina-morena-nascimento-volta-ao-recife-com-novo-espetaculo-reverie.html

Morena Nascimento – http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/04/bailarina-morena-nascimento-volta-ao-recife-com-novo-espetaculo-reverie.html

Vanessa Redgrave

É uma atriz britânica nascida em 30 de janeiro de 1937. Ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante, em 1978, com “Júlia”.

Vanessa_Redgrave

Vanessa tem uma extensa carreira não só no cinema, como também no teatro. Tirei este trecho da Revista Cultura, de 24.09.2014:

“A filmografia de Vanessa Redgrave é uma prova que, nem sempre, a quantidade anula a qualidade. São mais de 120 títulos em uma carreira cinematográfica iniciada em 1958 e alternada com muitas atuações no teatro. Haja fôlego. Aos 77 anos, essa inglesa nascida em Londres faz parte de uma família de artistas. Filha de Michael Redgrave, que protagonizou filmes de Hitchcock e Fritz Lang entre outros, e de Rachel Kempson, que dividiu a sua atividade entre produções para a TV e o teatro, ela é a irmã mais velha de Lynn Redgrave, finalista ao Oscar de atriz por Georgy Girl e de atriz coadjuvante por Deuses e monstros, e do ator Coryn  Redgrave, com muitas atuações na TV. Ambos são falecidos, assim como Natasha Richardson , uma das duas filhas de Vanessa com Tony Richardson, o cineasta de As aventuras de Tom Jones. Esposa de Liam Neeson, Natasha morreu aos 45 anos em 2009, vitima de um acidente quando esquiava no Canadá. A sua irmã menor, Joely Richardson, continua trabalhando no cinema. Parecida com a mãe, atuou ao lado dela na telessérie Estética e no épico Anônimo.”.

Só para entender um pouco a dimensão dessa atriz!

E os filmes? Tem muitos! A filmografia da Vanessa é bem extensa!

No VIMEO você pode ouvir e ver um pouco da Vanessa Redgrave:

http://www.listal.com/viewimage/1049732

http://www.listal.com/viewimage/1049732

E se você ficou interessado em saber mais dessas artistas, não deixe de usar todas as redes para acha-las! É referência e é inspirador ver tantas mulheres artistas se destacando, abrindo caminhos, não? E não importa em qual lugar do globo: a gente se apropria e traz elas para perto da gente! Bom saber que não estamos sós, não é?

Abraços!

Priscilla Leal

_MG_0162Sou atriz, advogada e gestora cultural. Reuni as três atividades neste espaço virtual, para criar um lugar de divulgação e compartilhamento de trabalho das mulheres artistas. Acredito na importância deste espaço para destacar essas mulheres e sua  relação com a arte. Também acredito na profissionalização da(o) artista e da(o)  produtor(a) cultural, por isso trago no blog informações jurídicas, que estão  envolvidas na atividade artística, além de informações de produção e gestão cultural. Idealizei e  executei o seminário “Mulheres Artistas na Ditadura”, na Caixa Cultural São Paulo, em 2014.

Priscilla Leal
Priscilla Leal
Sou atriz, advogada e gestora cultural. Reuni as três atividades neste espaço virtual, para criar um lugar de divulgação e compartilhamento de trabalho das mulheres artistas. Acredito na importância deste espaço para destacar essas mulheres e sua relação com a arte. Também acredito na profissionalização da(o) artista e da(o) produtor(a) cultural, por isso convidei mulheres de diversas áreas para escreverem para nós. Idealizei e executei o seminário “Mulheres Artistas na Ditadura”, na Caixa Cultural São Paulo, em 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *