Artistas que você TEM que conhecer: e estão no instagram

Entrevista – Shirley Higa – Produtora Musical
julho 22, 2015
Artistas que você TEM que conhecer: e que estão no google
agosto 2, 2015
Ver tudo

Artistas que você TEM que conhecer: e estão no instagram

 

GUERRILLA GIRLS

As meninas do grupo Guerrilla Girls estão em toda a internet, não só no instagram. Guerrilla Girls é um grupos de artistas americanas que utilizam o anonimato e o humor para criticar e apontar a discriminação das mulheres na arte.

As performances do Guerrilla já estiveram até na Bienal de Veneza. Com muito humor elas chamam atenção para números como os do MET (The Metropolitan Museum of Art): menos de 3% dos artistas em exposição são mulheres, mas cerca de 83 % dos nus expostos são de mulheres!

As artistas usam máscaras de gorila e se autodenominam com nomes de mulheres que marcaram a história da arte e a luta feminista. Se você mandar um email para elas, possivelmente a Frida Kahlo ou a Käthe Kollwitzs vão te responder.

No instagram elas estão como Guerrilla Girls e você vai encontrar fotos como estas:

Guerrillas

Guerrillas II

 

ZANELE MUHOLI

A primeira vez que eu vi uma obra da fotógrafa africana Zanele Muholi foi em uma Bienal de São Paulo. A obra era uma série de retratos de mulheres negras lésbicas que precisavam se vestir como homens para poderem ser livres, já que em alguns lugares da África do Sul o estupro corretivo era permitido. Eu fiquei encantada com a força, a poesia e a denúncia desse trabalho.

A Zanele é ativista do movimento gay e trabalha em prol do empoderamento das mulheres negras lésbicas na África do Sul. Ela diz “Não sou fotógrafa, sou ativista visual”. Para ela o ativismo visual é um lugar de resistência:

“Eu trabalhei duro para criar imagens positivas e socialmente significativas de lésbicas negras. E assim temos feito um movimento significativo em direção à nossa visibilidade. Tem sido minha principal missão garantir que aqueles que vêm depois de nós terão outros olhos para enxergar”

É uma artista que devemos conhecer! No instagram da Zanele você vai encontrar fotos incríveis como estas:

11242501_1589421101326194_1296345761_n

11189385_893179184081407_347835223_n

Quando você estiver no instagram zapeando, passa lá para conhecer o trabalho dessas grandes artistas. Vale dar um google também. E se você conhecer outras mulheres artistas e quiser compartilhar com a gente, será um prazer!

_MG_0162Sou atriz, advogada e gestora cultural. Reuni as três atividades neste espaço virtual, para criar um lugar de divulgação e compartilhamento de trabalho das mulheres artistas. Acredito na importância deste espaço para destacar essas mulheres e sua  relação com a arte. Também acredito na profissionalização da(o) artista e da(o)  produtor(a) cultural, por isso trago no blog informações jurídicas, que estão  envolvidas na atividade artística, além de informações de produção e gestão cultural. Idealizei e  executei o seminário “Mulheres Artistas na Ditadura”, na Caixa Cultural São Paulo, em 2014.

Priscilla Leal
Priscilla Leal
Sou atriz, advogada e gestora cultural. Reuni as três atividades neste espaço virtual, para criar um lugar de divulgação e compartilhamento de trabalho das mulheres artistas. Acredito na importância deste espaço para destacar essas mulheres e sua relação com a arte. Também acredito na profissionalização da(o) artista e da(o) produtor(a) cultural, por isso convidei mulheres de diversas áreas para escreverem para nós. Idealizei e executei o seminário “Mulheres Artistas na Ditadura”, na Caixa Cultural São Paulo, em 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *