Artistas que você TEM que conhecer: Cesária Évora

Duas heroínas: Dorothy e Alice
janeiro 13, 2016
A primavera, o verão, o inverno e o outono das mulheres
janeiro 20, 2016
Ver tudo

Artistas que você TEM que conhecer: Cesária Évora

Cesária Evóra  foi uma cantora que nasceu em 27 de agosto de 1941, na cidade de Mindelo, em Cabo Verde. Foi a cantora de maior reconhecimento internacional da música popular cabo-verdiana.

Cesaria-Evora-006Cesária era conhecida como a ” Diva dos Pés Descalços”, pois assim se apresentava nos palcos,  e “Rainha da Morna”, um gênero musical e de dança de Cabo Verde, que é considerado, inclusive, um símbolo nacional, assim como o tango é para a Argentina e o Samba para o Brasil.

A cantora se ausentou dos palcos por dez anos e passou por difíceis períodos com o alcoolismo. Gravou um novo álbum em 1988, em Paris, e fez grande sucesso, motivo pelo qual passou a residir na capital francesa.

Em 2009 recebeu do presidente francês Nicolas Sarkozy a medalha da Legião de Honra entregue pela ministra da cultura francesa Christine Albanel.

A cantora dizia que cantava “para afastar coisas tristes”.

“Tudo à minha volta era música”, contou numa entrevista. O pai, Justiniano da Cruz, tocava cavaquinho, violão e violino, instrumentos que se tornaram característicos daquelas ilhas, o irmão, Lela, saxofone, e entre os amigos contava-se o mais emblemático compositor cabo-verdiano, B. Leza.

eaaa1c219273bcf480630252887f5845

Cesárea Évora, conhecida pelos amigos como Cize, faleceu em dezembro de 2011.

Deixou um importante legado para a música, e fez diversas parcerias pelo mundo.  Entre elas Marisa Monte.

Eu adoro Cesária Évora! Espero que vocês curtam!

_MG_0162Sou atriz, advogada e gestora cultural. Reuni as três atividades neste espaço virtual, para criar um lugar de divulgação e compartilhamento de trabalho das mulheres artistas. Acredito na importância deste espaço para destacar essas mulheres e sua relação com a arte. Também acredito na profissionalização da(o) artista e da(o) produtor(a) cultural, por isso trago no blog informações jurídicas, que estão envolvidas na atividade artística, além de informações de produção e gestão cultural. Idealizei e executei o seminário “Mulheres Artistas na Ditadura”, na Caixa Cultural São Paulo, em 2014.

Priscilla Leal
Priscilla Leal
Sou atriz, advogada e gestora cultural. Reuni as três atividades neste espaço virtual, para criar um lugar de divulgação e compartilhamento de trabalho das mulheres artistas. Acredito na importância deste espaço para destacar essas mulheres e sua relação com a arte. Também acredito na profissionalização da(o) artista e da(o) produtor(a) cultural, por isso convidei mulheres de diversas áreas para escreverem para nós. Idealizei e executei o seminário “Mulheres Artistas na Ditadura”, na Caixa Cultural São Paulo, em 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *