Artistas que você TEM que conhecer: Beatriz Milhazes

Wanda – Uma análise de filme com ferramentas feministas
setembro 8, 2016
Menino de ouro
setembro 12, 2016
Ver tudo

Artistas que você TEM que conhecer: Beatriz Milhazes

Beatriz Milhazes é pintora, gravadora, ilustradora e professora, nasceu no Rio de Janeiro em 1960. Em 1981, formou-se em Comunicação Social pela Faculdade Hélio Alonso. Em 1980, passou a frequentar artes plásticas na Escola de Artes Visuais, onde alguns anos depois passou a lecionar e coordenar atividades culturais. Faz parte do grupo de artistas conhecidos como a Geração Anos 1980, que resgatou a técnica tradicional do uso do óleo sobre a tela. Esse grupo de 123 então jovens pintores reunidos em uma exposição histórica fez Beatriz famosa aos 24 anos. “Saíram fotos enormes minhas no jornal, e as galerias nos atacaram”, lembra-se ela numa entrevista à revista Trip. Além disso, Beatriz trouxe novos elementos e inventou novas formas de trabalhar a pintura e, por isso, se tornou um dos mais destacados nomes da arte contemporânea no Brasil.

Beatriz desenvolveu técnica que consiste na aplicação de pinturas em formas circulares integradas com quadrados, flores, arabescos e listras sobre pedaços de plásticos, sobrepondo uma camada sobre a outra por meio de colagens sucessivas e, dessa forma, passando a imagem gradualmente para tela. Suas telas são uma verdadeira explosão de cores! Em meio a essa exuberância cromática, a carioca mistura referências da arte popular, da flora brasileira, do carnaval e do tropicalismo, criando um universo geométrico que cativa os olhos.

Moon, 2007

Moon, 2007

A partir dos anos 1990, a pintora destacou-se em mostras internacionais na Europa e nos Estados Unidos. Suas obras fizeram parte de acervos de museus como o MoMa (Museum of Modern Art), o Guggenheim e o Metropolitan, em Nova York, a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e a Fondation Cartier, em Paris. Em Setembro de 1993, a Phaidon Press, umas das editoras mais conhecidas do mundo de livros de artes, arquitetura, fotografia e desenhos, publicou uma seleção muito rigorosa com um pouco mais de 100 nomes de pintores contemporâneos de todo o mundo, em que apenas dois brasileiros foram citados por críticos e curadores; Beatriz foi uma delas.

Além disso, ela realizou no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil, a exposição Mares do Sul, mas sua grandiosa exposição no Brasil ocorreu na Pinacoteca de São Paulo em 2008, ocupando a maior sala da Estação. Também realizou intervenções nas janelas do espaço, utilizando materiais translúcidos e manipulando as diversas formas de incidência de claridade sobre as janelas.

Sua obra “O Mágico”, pintada em 2001, foi vendida em 2009 num leilão da Galeria Sotheby’s, em NY, por 1,049 milhão de dólares. A obra “O Moderno”, de 2002, foi comprada em Londres por 1,1 milhão de dólares, e a tela “Meu Limão” foi arrematada, em 2012, por 2,1 milhões de dólares na Galeria Sotheby’s.

ssss

Summer, 2010

Meu Limão, 2012

Meu Limão, 2012

No início deste ano, mesmo no auge da crise econômica, uma tela dela foi vendida por R$ 16 milhões na noite de abertura da feira SP-Arte, batendo todos os recordes da artista em leilões. Por esses feitos a artista já esteve algumas vezes no topo do ranking de artistas brasileiros vivos com obra mais cara vendida em leilão.

16mi

Tela vendida por R$ 16 milhões

Numa entrevista concedida à revista Época Negócios, Beatriz, de seu ateliê, numa rua arborizada no Horto, no Rio de Janeiro, tenta explicar, sem falsa modéstia, seu sucesso: “Eu trouxe uma novidade na área da pintura”. Milhazes afirma que a arte brasileira sempre foi consistente, mas só nos últimos anos ganhou destaque, no País e no exterior, devido a uma conjunção de euforia do mercado financeiro, globalização e busca de identidade própria. “Neste mundo sem fronteiras, as obras precisam ter um sotaque regional. A originalidade, na arte contemporânea, vale tanto quanto a qualidade.”

Karina Thomazella
Karina Thomazella
Karina Thomazella é formada em Design de Interiores, idealizou e produz o conteúdo do Blog Decor em Pauta, onde aborda temas ligados a decoração. Oferece consultoria de decoração express e participativa, como uma alternativa rápida e economicamente mais acessível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *