A decoração artesanal em casa

Semana passada o LAS ABUELITAS trouxe o artesanato como tema. Para escrever o texto entrei em contato com o projeto “Cultura Sustentável no Jequitinhonha”.

Visando valorizar o trabalho das artesãs do Vale mandei as fotos das bonecas de barro para a designer de interiores Karina Thomazella.

bonecas de barro das artesãs do Vale do Jequitinhonha

bonecas de barro das artesãs do Vale do Jequitinhonha

Pedi para a Karina trazer algumas ideias de como podemos usar as peças das artesãs do Vale do Jequitinhonha dentro da nossa casa.

Neste post as peças artesanais não estão identificadas com o nome de cada artista, porque recebi a foto com bonecas de várias artesãs, portanto elas estão aqui representadas como grupo: artesãs do Vale do Jequitinhonha.

Este post também tem como intenção inspirar você que é artesã!

Afinal você pode ter ideias novas, por exemplo, como apresentar seu artesanato, como compor as imagens de divulgação, eventuais parcerias – você faz bordado? que outro produto artesanal casa com o seu? Conhece alguém que trabalha com isso? – e muitas outras oportunidades, que a gente torce para você reconhecer no seu trabalho!

Aqui começa o texto da Karina!

Bonecas da Artesã Dona Isabel Mendes https://www.facebook.com/jequitinhonhasustentavel?fref=photo

Bonecas da Artesã Dona Isabel Mendes https://www.facebook.com/jequitinhonhasustentavel?fref=photo

Enquanto o design contemporâneo brasileiro está em alta, com exposições lotadas e preços que poucos podem pagar, a arte regional e sustentável vem ganhando novos contornos e encantando muita gente, e pode ser encontrada em lojas e feiras populares por preços bem convidativos. Além disso, as obras contam com os costumes e tradições carregadas de sentimentos.

A arte das artesãs do Vale do Jequitinhonha é um exemplo de referência cultural, identidade feminina e personalidade que nenhuma indústria de grande porte consegue copiar. Utilizando técnicas tradicionais herdadas de seus antepassados, modelam objetos utilitários tais como: pratos, panelas, tigelas, talhas e moringas.

O Projeto Cultural Sustentável no Jequitinhonha, veio com o objetivo de reconhecer artesãos que trabalhem de forma sustentável e com materiais provenientes da biodiversidade local, para contribuir para o desenvolvimento do seu trabalho.

Todos nós gostamos de um espaço confortável que cumpra não só os requisitos funcionais do dia-a-dia, mas que seja também aquele refúgio ao qual realmente chamamos de lar. Pensando nisso, separamos 5 estilos diferentes para a sua casa com a proposta de integrar a decoração regional das feições das bonecas feito pelas mulheres do Vale do Jequitinhonha.

Decoração Clássica

É a decoração rica em detalhes e está muito ligada aos materiais nobres, requer espaços amplos e com pé direito alto para acolher o mobiliário clássico. A decoração é geralmente sóbria e bastante sólida como é o caso do castanho, do verde e azul escuro, do vermelho e do preto, mas é possível acrescentar elementos mais suaves para dar equilíbrio.

classica

montagem Karina Thomazella

Decoração Contemporânea

É um estilo marcado pela simplicidade, sem ornamentos ou formas complicadas. Privilegia-se uma paleta de cores neutra, embora utilizadas principalmente em variações monocromáticas, esses tons podem ser dinamizados com aplicados em cores mais fortes, como berinjela, amarelo, vermelho ou lilás.

montagem Karina Thomazella

montagem Karina Thomazella

Decoração Romântica

É comum o uso de mobiliário antigo restaurado, tecidos florais em tons mais claros. Delicada, suave e elegante, a decoração romântica poderá agradar qualquer pessoa em sua casa.

Montagem Karina Thomazella

Montagem Karina Thomazella

Decoração Casual

Remete o conforto e aconchego da casa da avó mas com aquele toque dos dias de hoje. Cores suaves, sofás confortáveis e almofadas é o que mais caracteriza este estilo que convida a desfrutar a casa sem medos e formalidades.

Montagem Karina Thomazella

Montagem Karina Thomazella

Decoração Minimalista

A decoração minimalista aproveita ao máximo os recursos sustentáveis, como exemplo a luz natural da casa. Numa casa minimalista os espaços devem ser claros, com predominância de branco, poderá complementar com tons como preto e cinzento, incluindo também alguns apontamentos de tons neutros.

Os objetos de decoração devem também ser pontuais, sendo aplicados pensando sempre que não devem encher o espaço, mas sim complementá-lo.

Montagem Karina Thomazella

Montagem Karina Thomazella

Com esses pequenos exemplos, podemos ver que a decoração artesanal é uma alternativa para decorar sem exageros e valorizar a dedicação e o trabalho de profissionais comprometidos, seja com pequenos ou grandes itens decorativos. A ideia é apostar nos mais variados estilos e presentear o melhor das peças artesanais para sua casa.

Karina

Karina Thomazella é formada em Relações Internacionais e Design de Interiores. Idealizou e produz o conteúdo do Decor em Pauta sonde aborda temas ligados a tendências em decoração, design e imagens que tornam nosso dia a dia mais prático e bonito.

Priscilla Leal
Priscilla Leal
Sou atriz, advogada e gestora cultural. Reuni as três atividades neste espaço virtual, para criar um lugar de divulgação e compartilhamento de trabalho das mulheres artistas. Acredito na importância deste espaço para destacar essas mulheres e sua relação com a arte. Também acredito na profissionalização da(o) artista e da(o) produtor(a) cultural, por isso convidei mulheres de diversas áreas para escreverem para nós. Idealizei e executei o seminário “Mulheres Artistas na Ditadura”, na Caixa Cultural São Paulo, em 2014.

8 Comments

  1. Maria da Gloria Leal disse:

    Estão muito bons. Parabéns. Vale a pena a visita, sempre descubro coisas interessantes e aprendo novas também. Beijos

  2. Pollyanna Lima disse:

    Adorei as dicas e sugestões, parabéns! 🙂

  3. Vanessa disse:

    As idéias são incríveis, sempre com uma visão do todo. Adorei.

  4. […] Para conferir o post completo no blog Las Abuelitas, recomendo que leia primeiramente sobre as Mulheres e Artesanato e na sequencia A decoração artesanal em casa. […]

  5. […] para pensar como está organizando o seu negócio? Tem atualizado sua comunicação? Pode fazer parcerias que vão ajudar a expandir seu […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *