Agenda

Informação do Evento:

  • sex
    02
    jun
    2017
    dom
    25
    jun
    2017

    Teatro - Somos todos Olga

    Teatro de Arena Eugênio Kusnet

    A Impávida Trupe de Teatro Popular apresenta

    Olga Benário Prestes foi presa e deportada, após a Insurreição Comunista em 1935, para a Alemanha Nazista, onde deu luz à sua filha Anita. Olga, companheira de Luís Carlos Prestes, foi morta em 1942 em uma câmera de gás na cidade de Bernburg – Alemanha.

    “Somos todos Olga” é um espetáculo biográfico, emocionante e questionador que retrata Olga Benário momentos antes de sua execução. Ela, mulher judia, comunista, lutadora incansável por liberdade e justiça, encontra-se confinada em uma solitária, ciente da sua morte certa, sofre com seu destino próximo e com a impossibilidade de voltar a ver sua filha e seu companheiro.

    A pesquisa parte da última carta que Olga escreveu à sua filha Anita, a seu companheiro e ao mundo. Por trás daquela guerrilheira havia muito mais de humano que jamais alguém poderia supor. E lá estava ela: dona de uma fortaleza imensurável e ao mesmo tempo frágil, amargurada, torturada, banida, sem expectativa de um futuro próximo, sabendo que em instantes a câmara de gás e o nada a aguardava.

    A trama surge a partir da narrativa, ora da personagem, ora da própria atriz-criadora, trazendo à tona emoções, memórias, desmascarando questões sociais e políticas de ontem e de hoje, articulando fatos históricos, despertando e urgindo questionamentos e reflexão do público. Abrindo mão da catarse para dar lugar à empatia com o oprimido na busca de um teatro não-aristotélico, tirando o público da sua passividade e estimulando-o a uma tomada de decisão.

    Sinopse
    “Somos todos Olga” é um espetáculo biográfico, emocionante e questionador que retrata Olga Benário Prestes momentos antes de sua execução. Ela, judia, comunista, mulher que sempre lutou por liberdade e justiça, agora confinada em uma cela solitária, sabe da sua morte certa, sofre com seu destino próximo e com impossibilidade de nunca mais poder ver sua filha e seu companheiro.

    Ficha Técnica:
    Texto, direção e interpretação: Alessandra Cavagna | Assistência de direção: Fabrício Casanova e Alessandra Christine | Figurino: Alessandra Cavagna | Iluminação: Décio Filho | Operação de Som: Alessandra Chistine e Thiago Silva | Operação de Luz: Fabrício Casanova

    Serviço:
    Teatro Arena Eugênio Kusnet
    endereço: Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Consolação
    Telefone: 3256.9463
    Estréia dia 2 de junho até dia 25 de junho
    sexta-feira e sábados às 21h, domingos às 20h
    Duração: 90 min
    Ingressos: R$20,00 inteira; R$10,00 meia
    Indicação: maiores de 16 anos.